Resumo: O Bioma Caatinga apresenta clima semiárido e ocupa grande parte do Nordeste brasileiro, bem como a parte mais ao Norte de Minas Gerais. A Bahia abriga cerca de 30% da área total da Caatinga, abrangendo cidades importantes como Vitória da Conquista, Luiz Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jequié, Irecê e Barreiras. O risco de desertificação é certamente o principal desafio ambiental enfrentado por este bioma. Esse processo é caracterizado pela degradação do solo em áreas vulneráveis, sendo iniciado a partir de modificações antrópicas que removem a cobertura vegetal por períodos prolongados, aumentando os processos erosivos e deteriorando as propriedades físicas, químicas, biológicas e econômicas do solo, com efeitos drásticos sobre a diversidade local. As mudanças climáticas globais intensificam a velocidade do processo de desertificação, além de aumentar a vulnerabilidade das populações locais, que dependem diretamente dos recursos naturais. Nesta mesa-redonda abordaremos o tema da desertificação no nosso bioma a partir de três pontos de vista distintos e complementares. O historiador Prof. Alécio Gama dos Reis oferecerá um panorama histórico do processo de uso da terra no território de Irecê. Em seguida, o geógrafo Prof. Marcos Paulo Souza Novais abordará o fenômeno da desertificação e a intensificação dos eventos climáticos extremos, com foco em Irecê e regiões circunvizinhas. Finalmente, o biólogo Prof. Paulo Roberto de Moura Souza Filho abordará os sistemas agroflorestais como alternativa contra a desertificação. As falas de cada um dos palestrantes devem durar em torno de 20 minutos. Depois disso, teremos cerca de 20 minutos para perguntas da plateia e discussão entre os participantes da mesa.
Data e Horário: 08h às 09:30h, dia 23 de outubro de 2024
Palestrantes:
Prof. MSc. Alécio Gama dos Reis - Rede Municipal e Estadual de Ensino (Irecê)
Resumo: Motivar pessoas a mostrar suas ideias ao mundo, mostrando os diversos caminhos para publicar uma obra e como isso pode contribuir para a difusão do conhecimento, seja ele de caráter científico ou não. Nesse contexto os participantes serão convidados a falar sobre suas respectivas obras, os motivos que os levaram a escrevê-las e suas respectivas trajetórias até a publicação: via editais, processos seletivos, empreendedorismo através da escrita ou simplesmente o sonho de escrever um livro. O quê os move? Cada autor terá 10 min de fala. A plateia terá 10 min para perguntas. Logo após o encerramento da mesa, os autores permanecerão no auditório para autógrafos das obras apresentadas.
Data e Horário: 19h às 20:30h, dia 24 de outubro de 2024
Palestrantes:
Profa. MSc. Carolina Menezes (Docente IFBA – Administração)
Prof. Msc. Saulo Dourado (Docente IFBA - Filosofia)
MSc. Iza Rocha Souza (TAE IFBA - Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas)
MSc. James Wilker Freire Machado (TAE IFBA – Coordenador de Extensão)
Resumo: O objetivo desta mesa-redonda é propiciar o compartilhamento de vivências e oportunidades entre os alunos do IFBA, campus Irecê, visando principalmente despertar o interesse dos alunos mais jovens em conhecer melhor algumas das possibilidades de projetos desenvolvidos no campus. Outro objetivo é a divulgação das vivências destes alunos junto a toda a comunidade, tanto externa quanto interna. Cada um dos estudantes/palestrantes terá cerca de 10 minutos para compartilhar sua vivência, com base nos seguintes pontos: (1) projeto e breve histórico do mesmo; (2) equipe de estudantes e servidores envolvidos; (3) vivência adquirida com o projeto; (4) destino da viagem realizada com o projeto; e (5) suas vivências relativas à viagem. Após a fala dos mesmos, teremos cerca de 20 minutos para pergunta da plateia e discussão entre os participantes da banca.
Data e Horário: 08h às 09:30h, dia 24 de outubro de 2024
Palestrantes:
Annie Gabrielli Reis Oliveira (Aluna)
Samuel Santos Almeida da Silva (Aluno)
Pedro Henrique Dourado Barbosa De Souza (Aluno)
Maicon Queiroz Barbosa (Aluno)