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Oficinas

OF001 - Oficina de Pintura em Guache

Descrição: Essa oficina visa desenvolver as habilidades relacionadas ao uso dos materiais propostos, a construção de paletas de cores, a aplicação direta de uma ou mais graduação cromática em um objeto e desenvolver a criatividade.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Dilson Silva Magalhães, Rogério Vilas Boas

Horário/Data: 13h as 17h, 24 de outubro de 2024

Local: B25 (Sala de Desenho)


OF002 - Oficina de oratória e desinibição para falar em público

Descrição: Cada vez mais, o mundo do trabalho tem cobrado que os profissionais dominem habilidades de comunicação, inclusive de comunicação em público. Neste sentido, esta oficina visa a ensinar aos inscritos algumas técnicas de desinibição e estratégias para que estes tenham uma boa oratória. Esperamos que ao final do curso, o aluno se sinta mais confortável para falar em público, ao mesmo tempo que se aproprie de estratégias para atrair/cativar seu público durante uma apresentação, palestra ou qualquer outro tipo de fala.

Carga horária: 3 horas

Ministrante(s): Hebert Vieira Durães

Horário/Data: 19h as 22h, 21 de outubro de 2024

Local: Sala B06


OF003- Introdução aos Comandos Elétricos

Descrição: Este projeto propõe uma oficina de Introdução aos Comandos Elétricos, voltada principalmente aos estudantes do último ano do curso de Eletromecânica do IFBA - Campus Irecê. Através de uma pesquisa da pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, foi identificada uma lacuna significativa no conteúdo de comandos elétricos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o que pode prejudicar a inserção dos alunos no mercado de trabalho. O objetivo é capacitar os estudantes com conceitos fundamentais de comandos elétricos, preparando-os para projetar e solucionar problemas nessa área. A oficina, embora voltada para os estudantes do quarto ano de eletromecânica, será aberta a todos, com preferência para os alunos deste curso, buscando minimizar essa deficiência na formação acadêmica.

Ministrante(s): Reginey Azevedo Barbosa

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Reginey Azevedo Barbosao

Horário/Data: 13h as 17h, 22 de outubro de 2024

Local: Galpão 4 (Galpões ESTACIONAMENTO)


OF004 - Python: Uma introdução

Descrição: Este curso ensina programação em Python, começando pela sintaxe e indentação, passando por estruturas de controle (if, elif, else) e laços (for, while). Aborda estruturas de dados como listas, tuplas, conjuntos e dicionários, além da manipulação de arquivos com a função open(). No final, apresenta o desenvolvimento de APIs com FastAPI, incluindo criação de endpoints, uso de ambientes virtuais com venv e execução com o servidor ASGI, uvicorn.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Abel Barreto de Carvalho

Horário/Data: 19h as 22h, 21 e 25 de outubro de 2024

Local: Lab 2 de informática (Corredor DEPEN)


OF005 - Arduino

Descrição: A oficina de Arduino é uma oportunidade prática e interativa para quem deseja aprender sobre eletrônica e programação, explorando a plataforma de desenvolvimento Arduino. O curso é voltado para iniciantes, sendo ideal para estudantes, entusiastas de tecnologia e curiosos que desejam ter o primeiro contato com a área de microcontroladores. Não é necessário ter conhecimento prévio em eletrônica ou programação, pois o conteúdo será apresentado de forma acessível, com foco em fundamentos e experimentações práticas. Durante a oficina, os participantes aprenderão a configurar o ambiente de desenvolvimento Arduino, a programar o microcontrolador usando a linguagem de programação baseada em C/C++, e a interagir com componentes eletrônicos básicos, como LEDs e sensores. Os projetos propostos incluirão desde tarefas simples, como acender um LED, até projetos mais desafiadores, como controlar dispositivos com sensores de movimento ou temperatura.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Cássio Almeida Lima, Giovane da Silva Neves (IFBA, Campus Irecê), Lucas de Souza Machado Ribeiro (IFBA, Campus Irecê), Erick Machado Franca (IFBA, Campus Irecê), João Alecrim Carvalho (IFBA, Campus Irecê)

Horário/Data: 14h as 17h, 22 e 23 de outubro de 2024

Local: Laboratório 05 de Informática


OF006 - SABORES DA CAATINGA (PRODUÇÃO COM TRUFAS E MOUSE COM MARACUJÁ DO MATO)

Descrição: O PROJETO CONSISTE EM UTILIZAR FRUTOS NATIVOS DA NOSSA REGIÃO PARA A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DIVERSOS. SERÁ PRODUZIDO MOUSSE E TRUFAS COM MARACUJÁ DO MATO. INGREDIENTE NATIVO DO BIOMA CAATINGA,COMO FORMA DE VALORIZAÇÃO E RESGATE DA CULTURA ALIMENTAR, ALÉM DISSO TRAZER ASPECTOS FINANCEIROS E DE MARKETING PARA UMA INTERDISCIPLINARIDADE COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR TAMBÉM O BENEFICIAMENTO DO FRUTO, ONDE CONSEQUENTEMENTE TRARÁ, MAIOR RENTABILIDADE NAS VENDAS/LUCROS. O MINICURSO SERÁ DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS, ONDE TERÁ A PARTE TEORICA E A PRÁTICA.

Ministrante(s): Adriana Araújo Boa Sorte, THUANNE DE SOUZA DOURADO-(CETEP IRECÊ), BARBARA OLIVEIRA MACHADO-(CETEP IRECÊ), DIEGO BOA SORTE-(CETEP IRECÊ), ALLY LUIZA-CETEP/IRECÊ, ARTHUR MACHADO-(CETEP IRECÊ), FLÁVIA FERNANDA-(CETEP IRECÊ), LAURA DOS ANJOS-(CETEP IRECÊ), LUDIMILA ROCHA-(CETEP IRECÊ), LUIZ ANDRÉ-(CETEP IRECÊ), MILAYNE SAIS-(CETEP IRECÊ), NAIRY EVELIN-(CETEP IRECÊ), RAISSA GOMES-(CETEP IRECÊ), SOFIA FELIX-(CETEP IRECÊ)

Horário/Data: 14:00-17:00, 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Centro Territorial De Educacao Profissional De Irece - CETEP. EST VELHA DA FAZ. BAIXÃO - S/N. BAIXAO DE SINESIA


OF007 (Turno Vespertino) - Desmistificando a arte do Crochê na prática

Descrição: O crochê é uma técnica manual, em sua essência toda a produção é desenvolvida a partir dessa técnica e é visto como artesanato, ou seja, arte popular. Os seus padrões e formas que atravessaram gerações contempla a essência do que é lido como cultura. Uma manualidade que tem seus padrões compartilhados de geração em geração, resistiu ao tempo, que ganhou força com o advento da globalização. Tomando formas e elementos diversos a partir da criatividade de que tece cada ponto. O crochê auxilia em diversas questões, como exemplo ela previne doenças degenerativas, reduz o estresse, relaxam, melhoram a autoestima, aumenta a criatividade, a manter a concentração e é comprovado que fazer crochê é uma excelente terapia. A oficina perfeita para quem gosta de desenvolver trabalhos artesanais ou tenha interesse em aprender. O objetivo inicial é produzir durante a oficina peças fáceis para, o aprendizado do básico do crochê, assim como expandir essa cultura que é tão presente nos dia a dia de muitos e de alguma forma desmistificar toda ideologia de que o crochê é somente uma cultura para mulheres com mais idade, essa oficina é para todas e todos. Esse tipo de artesanato, que é muito forte na região, é fonte de renda para muitas famílias, comunidades e cooperativas. Através desta oficina, você poderá ter um novo hobbie que irá te ajudar a amenizar os estresses diários ou até mesmo uma renda extra, usando sua criatividade para criação de peças únicas e inovadoras no formato desta arte popular.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Grazielle Alves Carneiro

Horário/Data: 14h as 17h, 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Anexo C, Sala C09, 1º andar (3º INFO A)


OF008 (Turno Noturno) - Desmistificando a arte do Crochê na prática

Descrição: O crochê é uma técnica manual, em sua essência toda a produção é desenvolvida a partir dessa técnica e é visto como artesanato, ou seja, arte popular. Os seus padrões e formas que atravessaram gerações contempla a essência do que é lido como cultura. Uma manualidade que tem seus padrões compartilhados de geração em geração, resistiu ao tempo, que ganhou força com o advento da globalização. Tomando formas e elementos diversos a partir da criatividade de que tece cada ponto. O crochê auxilia em diversas questões, como exemplo ela previne doenças degenerativas, reduz o estresse, relaxam, melhoram a autoestima, aumenta a criatividade, a manter a concentração e é comprovado que fazer crochê é uma excelente terapia. A oficina perfeita para quem gosta de desenvolver trabalhos artesanais ou tenha interesse em aprender. O objetivo inicial é produzir durante a oficina peças fáceis para, o aprendizado do básico do crochê, assim como expandir essa cultura que é tão presente nos dia a dia de muitos e de alguma forma desmistificar toda ideologia de que o crochê é somente uma cultura para mulheres com mais idade, essa oficina é para todas e todos. Esse tipo de artesanato, que é muito forte na região, é fonte de renda para muitas famílias, comunidades e cooperativas. Através desta oficina, você poderá ter um novo hobbie que irá te ajudar a amenizar os estresses diários ou até mesmo uma renda extra, usando sua criatividade para criação de peças únicas e inovadoras no formato desta arte popular.

Carga horária: 3 horas

Ministrante(s): Grazielle Alves Carneiro

Horário/Data: 19h as 22h, 25 de outubro de 2024

Local: Sala B06


OF009 - Regulação Emocional para Adolescentes

Descrição: A adolescência é o período da vida entre os 12 aos 24 anos, passagem que ocorre entre a infância e vida adulta. Esse período de transição é marcado por um cérebro em desenvolvimento, contudo não está plenamente maduro. Também apresenta um corpo marcado por mudanças hormonais e flutuações emocionais intensas e desafiadoras, contribuindo para uma instabilidade do humor o que gera angustia para os jovens e reflete a falta de regulação emocional. A necessidade do desenvolvimento de estratégias para o conhecimento dos sentimentos e também de como lidar com os mesmos, tornando o adolescente capaz de ter consciência de seus ciclos e flutuações emocionais, o que se traduzindo em uma melhor apresentação das suas emoções, bem como entender a importância desta habilidade para um melhor relacionamento social, e também de administrar bem seu emocional para um bom relacionamento consigo. A proposta de uma Oficina de Regulação Emocional objetiva na construção de habilidades e capacidades de compreensão de sentimentos e reações emocionais, como também desenvolver estratégias para lidar com a labilidade emocional, mudanças exageradas e repentinas de humor; resumindo – identificar, compreender e lidar com o que sente de maneira equilibrada, sem reprimir e sem ser dominado pelas emoções.

Carga horária: 3 horas

Ministrante(s): Janaína da Silva Rocha Barreto

Horário/Data: 14h as 17h, 24 de outubro de 2024

Local: Sala A26, Audiovisual (Corredor AUDIOVISUAL)


OF010 - Fale com Confiança: A Chave para o Sucesso em Apresentações

Descrição: A linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. Ao utilizá-la, alguns conhecimentos são acionados, entre os quais estão a coerência, que se refere às conexões de ideias que conferem sentido e a coesão, que se refere às conexões sintáticas e semânticas entre os constituintes do texto. No entanto, no processo de interação e comunicação, para que haja clareza e efetividade, é importante não apenas o domínio discursivo, mas o domínio da capacidade de realizá-lo de forma segura e persuasiva. Ocorre, no entanto, que muitas vezes, nas diferentes esferas da vida social e profissional, nos deparamos com o desafio de comunicar em público, incluindo contextos em que falamos para um grupo de desconhecidos. Nesse cenário, a comunicação se torna, para muitos de nós, um grande desafio. Desse modo, o uso de estratégias de oratória, comportamento e controle emocional são elementos essenciais para que nos façamos compreender e para que tenhamos a atenção do ouvinte e a capacidade de convencê-lo. Diante do exposto, o principal objetivo desta oficina é ensinar de forma didática e interativa o uso de estratégias que permitam ao participante ter domínio em apresentações, debates, reuniões e outros cenários similares, atingindo o sucesso no seu processo comunicativo.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Vívian Souza de Santana, Guilherme dos Santos Teixeira - FAI / IFBA, Heitor Cardos Barreto - IFBA , Mariana Machado Pires - IFBA

Horário/Data: 14h as 16h, 22 e 23 de outubro de 2024

Local: Sala A26, Audiovisual (Corredor AUDIOVISUAL)


OF011 - Valorização e cultivo de plantas da Caatinga no IFBA campus Irecê

Descrição: Valorizando o que é nosso: Cultivo de plantas nativas da Caatinga no IFBA, campus Irecê. A existência de áreas verdes urbanas é de suma relevância para a qualidade ambiental e, consequentemente, para as pessoas que vivem nas cidades. Por diversas razões, a arborização de praças e vias urbanas conta predominantemente com plantas exóticas à região, ou seja, que não ocorrem naturalmente no local. Este é o caso da cidade de Irecê, arborizada com várias plantas exóticas, muitas delas consideradas invasoras, como nim, algaroba, e ficus. Atualmente, o campus do IFBA em Irecê apresenta uma grande variedade de plantas em seus jardins, incluindo tanto nativas quanto exóticas. Nesta oficina, propomos o cultivo de plantas oriundas da Caatinga no campus, como forma de valorização e conhecimento das plantas da Caatinga, bem como para retardar o processo de invasão das plantas exóticas. A oficina tem como objetivos: (1) promover o cultivo das espécies locais do território de Irecê dentro dos espaços verdes do Instituto Federal; (2) a valorização e o reconhecimento dessas espécies; e (3) fornecer aos inscritos noções básicas de manejo da terra para o plantio. Com duração de dois dias, a oficina será contemplada com conhecimentos teóricos e práticos. O primeiro dia será destinado a aprender sobre as características das plantas que serão cultivadas, e o segundo dia será a realização do plantio. Ao final, esperamos que os inscritos consigam compreender a importância da flora local, que compreendam seu papel como indivíduo dentro do ecossistema no qual estão inseridos e que levem a educação socioambiental para fora dos muros do IFBA. Palavras-chave: arborização; plantas exóticas; semi-árido; plantas nativas.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Thiago Raphael Felipe de Araújo, Valdinei Ferreira Alves; IFBA-campus Irecê, Maria Paula Batista Cardoso; IFBA-campus Irecê, Lucas Medrado Santos; IFBA-campus Irecê

Horário/Data: 14h as 17h, 22 e 23 de outubro de 2024

Local: Anexo C, Sala C05 (3° Bio A)


OF012 - Oficina de confecção de foguetes feitos com garrafa PET

Descrição: A oficina de confecção de foguetes de nível 4 oferece uma experiência prática e educativa, onde os participantes aprendem a construir e lançar foguetes impulsionados por uma reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. Utilizando garrafas PET como estrutura principal, a atividade visa introduzir conceitos básicos de física e química de forma lúdica. Durante a oficina, os participantes começam por entender os princípios da pressão e lançamento oblíquo, essenciais para o funcionamento dos foguetes. A atividade inicia com uma breve explicação sobre a reação entre o bicarbonato e o vinagre, que gera dióxido de carbono, criando pressão dentro da garrafa. Os instrutores orientam os alunos na montagem do foguete, incluindo a escolha da quantidade adequada de reagentes, a forma de vedar a garrafa e a importância do equilíbrio para um voo estável. Após a montagem, os participantes têm a oportunidade de testar seus foguetes. Cada lançamento é uma experiência de aprendizado, onde podem observar como pequenas variações na quantidade de reagentes e no design do foguete influenciam a altura e a distância alcançadas. A oficina também promove discussões sobre segurança e cuidados durante a realização das experiências. Além de desenvolver habilidades práticas, como trabalho em equipe e resolução de problemas, os participantes se divertem enquanto exploram conceitos científicos. No final, a atividade não apenas desperta o interesse pela ciência, mas também incentiva a criatividade e a curiosidade, tornando-se uma introdução empolgante ao mundo da aeronáutica e da física aplicada.

Carga horária: 8 horas

Ministrante(s): George Nunes Dourado Loula, Samuel Santos Almeida da Silva, IFBA; Lorrane de Souza Jácome, IFBA; Mateus Mendes dos Santos, IFBA; Lucas Medrado Santos, IFBA; Jenyfer Fernandes de Souza, IFBA

Horário/Data: 13:30h as 16:30h, 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Laboratório de Física (Corredor dos Laboratórios)


OF013 (Turno Vespertino)- Design Thinking

Descrição: O objetivo dessa oficina é apresentar uma metodologia prática e interativa, que envolve a compreensão profunda do cliente, geração de ideias inovadoras e aplicação de soluções de forma rápida e eficiente. Os participantes aprendem a adotar a mentalidade do design thinking para resolver problemas e implementar inovações no negócio de maneira eficaz.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): SEBRAE

Horário/Data: 13h as 17h, 23 de outubro de 2024

Local: Sala B06


OF014 (Turno Noturno) - Design Thinking

Descrição: O objetivo dessa oficina é apresentar uma metodologia prática e interativa, que envolve a compreensão profunda do cliente, geração de ideias inovadoras e aplicação de soluções de forma rápida e eficiente. Os participantes aprendem a adotar a mentalidade do design thinking para resolver problemas e implementar inovações no negócio de maneira eficaz.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): SEBRAE

Horário/Data: 18h as 22h, 24 de outubro de 2024

Local: Sala B06


OF015 - BOOTCAMP

Descrição: O Bootcamp é uma capacitação intensiva que visa promover uma imersão profunda nos principais desafios e oportunidades de um negócio, explorando de forma intensiva o mindset empreendedor. A metodologia inclui dinâmicas práticas, aplicação de ferramentas e desenvolvimento de habilidades específicas, abordando temas críticos para o sucesso empresarial como inovação, gestão de negócios, marketing, entre outros.

Carga horária: 24 horas

Ministrante(s): SEBRAE

Horário/Data: 07:30h as 11:30h (manhã) e 13h as 17h (tarde), 22, 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Sala B13, Laboratório de Redes


OF016 - Cuidado em Saúde Mental e Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais

Descrição: Esta oficina tem como proposta promover o desenvolvimento da Autopercepção, Autocuidado, Manejo de crises e Fortalecimento Emocional, com foco no aprimoramento das Habilidades Socioemocionais. Tem como objetivo ofertar um modelo de Prevenção e Promoção em Saúde Mental a partir do autoconhecimento. Público-Alvo: A ação será voltada para a comunidade em geral, incluindo Adolescentes, Jovens e Adultos (idade mínima - 15 anos de idade).

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Edcleia Lopes de Carvalho

Horário/Data: 18:30h as 22h, 23 de outubro de 2024

Local: Sala B06





Minicursos

MC001 - Ervas que acalmam e curam: desenvolvimento de condições favoráveis para produção e comercialização de produtos fitoterápicos no tratamento da depressão por agricultores familiares

Descrição: O uso de plantas medicinais pela humanidade é um dos mais antigos aspectos da sociedade e da qual foi derivada a farmacologia atual para o tratamento de diferentes patologias, como a depressão. A depressão é um transtorno mental comum que afeta indivíduos de todas as idades. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram de desse transtorno, sendo a principal causa de incapacidade do mundo. Apesar dos inúmeros tratamentos medicamentosos e psicológicos já utilizados, segundo a OPAS, menos da metade das afetadas recebem-no, muitas vezes, pela falta de recursos. Corroborando com isso, na década de 1990, a Organização Mundial de Saúde divulgou que 65-80% da população dos países em desenvolvimento dependiam das plantas medicinais como única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde. No Brasil, a Portaria Interministerial nº 2.960/2008 considera o conhecimento tradicional sobre (e garante acesso a) ervas medicinais como opção terapêutica. Atualmente, segundo Gross, existem muitas plantas que estão sendo estudadas, por sua capacidade de atuar no comportamento e humor, vem se tornando uma alternativa complementar para o tratamento da ansiedade, estresse, nervosismo e depressão. Entre elas pode-se citar Melissa, Camomila, Erva-de-São-João, Passiflora e Valeriana, que são facilmente cultiváveis. Devido ao reduzido módulo viável de produção e a necessidade de mão-de-obra intensiva, o sistema produtivo de plantas medicinais revela-se adequado para a agricultura familiar. No meio rural, os agricultores familiares são os que geram mais empregos e fortalecem o desenvolvimento local, pois distribuem melhor a renda. Estes são responsáveis por uma parte significativa da produção nacional, respeitam o meio ambiente e, principalmente, potencializa a economia nos municípios onde vivem. Desse modo, no presente trabalho, apresentamos o desenvolvimento de condições favoráveis de cinco plantas depressoras do SNC e que podem ser cultivadas e comercializadas por pequenos agricultores.

Carga horária: 8 horas

Ministrante(s): Denise Gomes de Castro, Diego Abreu - CETIPCOL

Horário/Data: 13h as 17h, 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Laboratório 1 de informática (Corredor DEPEN)


MC002 - Analise de Uso e Ocupação de Solo com SIG

Descrição: O minicurso tem como objetivo introduzir ou aprimorar o conhecimento em tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicadas a estudos ambientais preliminares. Utilizaremos o software QGIS, uma plataforma de código aberto, gratuita e amplamente utilizada tanto no setor ambiental quanto em planejamento territorial. O principal impacto do curso será a capacitação de profissionais para atuar em projetos ambientais, estratégias territoriais e análises ambientais de forma eficiente e precisa.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Cledson de Souza Silva

Horário/Data: 13h as 17h, 24 de outubro de 2024

Local: Sala B06


MC003 - As línguas da África e a diversidade linguística

Descrição: O minicurso apresentará um panorama geral sobre o cenário linguístico africano. O objetivo é introduzir a um público interessado em questões africanas e/ou linguísticas os diferentes troncos linguísticos presentes no continente, bem como seu contexto altamente multilíngue. Além disso, procurarei demonstrar brevemente características próprias a cada tronco linguístico em suas semelhanças e diferenças com o português brasileiro. Não há pré-requisitos para a participação.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Rodrigo Lazaresko Madrid

Horário/Data: 13h as 17h, 22 de outubro de 2024

Local: Sala B08


MC004 - Curso sobre o bioma da caatinga

Descrição: Aula teórica e praticas sobre o bioma da caatinga, visita ao CETEP para identificação de plantas nativas e espécies invasoras. A caatinga é um bioma totalmente brasileiro que se destaca por está cobrindo 11% do Brasil e presente no Nordeste e Minas Gerais. Está no ambiente de clima semiárido, quente e seco. Vegetação que no período de estiagem perdem as folhas e fazem reserva de água no período das chuvas de água. O relevo da região é formado por planaltos e depressões, como a depressão do São Francisco que está localizado rio de mesmo no nome onde atravessa uma grande área desse bioma. Aflorações rochosas e exploração de minerais preciosas que estão presentes com destaque ao ouro, diamante, esmeralda e rochas de minerais com menor valor agregado, mas, com potencial na indústria, construção civil e agricultura. Algumas espécies da caatinga que compõe as 318 endêmicas que será identificada na oficina tem características como: perda de folhas, espinhos, raízes bem desenvolvidas. Nesta oficina espécies de cactáceas, bromélias, leguminosas e plantas como aroeira, caroá, macambira, angico, barriguda, umbuzeiro fruto símbolo. O CETEP-IRECÊ abriga uma área de vegetação nativa que está sofrendo com o avanço da zona urbana com a construção de loteamento, mineradora e mais recente o rodoanel de Irecê. Aos interessados deverão está munidos de chapéu, roupas UV e sapato fechado, protetor solar, água e disposição para caminhada de aproximadamente 1 hora e o desfecho no rocheal. Bibliografia LEAL, Inara Roberta; TABARELLI, Marcelo; DA SILVA, José Maria Cardoso (Ed.). Ecologia e conservação da Caatinga. Editora Universitária UFPE, 2003. TROVÃO, Dilma M. de et al. Variações sazonais de aspectos fisiológicos de espécies da Caatinga. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 11, p. 307-311, 2007.

Carga horária: 8 horas

Ministrante(s): AURELIO PACHECO RIOS DUARTE, Diogo Carvalho Macho - Cetep Irecê

Horário/Data: 13:30 às 15:30 (dia 23) - 14 às 17h (dia 24), 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Sala B08 (primeiro dia) e Cetep (segundo dia)


MC005 (Turno Vespertino) - Noções básicas de leitura de partituras na clave de sol.

Descrição: Este minicurso foi criado para introduzir os fundamentos da leitura de partituras em clave de sol, proporcionando uma base sólida para quem deseja explorar o universo da música. Iniciaremos com o conceito de notação musical, ressaltando sua função e importância na interpretação musical. Os participantes descobrirão como a notação atua como um guia, orientando os músicos sobre o que tocar e como fazê-lo, além de ser uma ferramenta valiosa para cantores. Abordaremos a clave de sol, detalhando sua função na notação musical e como ela determina a altura das notas. Os participantes aprenderão a identificar as notas na clave de sol e suas posições na pauta, desenvolvendo técnicas para reconhecê-las rapidamente, um conhecimento crucial para a leitura eficaz de partituras. Além disso, exploraremos os elementos básicos de uma partitura, como pausas, compassos e diferentes figuras rítmicas. Através de explicações claras e exemplos práticos, os participantes poderão compreender como esses elementos interagem para criar a estrutura musical. O curso incluirá exercícios práticos para identificar notas e ler pequenas melodias, promovendo uma experiência interativa que combina teoria e prática. Os participantes também receberão dicas e estratégias para facilitar a leitura e memorização de partituras, tornando o aprendizado mais acessível e agradável. Ao final do minicurso, os participantes estarão aptos a ler notações musicais simples em clave de sol com confiança, estabelecendo uma base para futuros estudos musicais. Este minicurso é ideal para iniciantes que desejam dar os primeiros passos na leitura musical e se conectar com a rica linguagem da música.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Sabrina Souza Barreto

Horário/Data: 14h as 17h, 22 e 23 de outubro de 2024

Local: Anexo C, Sala C06 (3° Bio B)


MC006 (Turno Noturno) - Noções básicas de leitura de partituras na clave de sol.

Descrição: Este minicurso foi criado para introduzir os fundamentos da leitura de partituras em clave de sol, proporcionando uma base sólida para quem deseja explorar o universo da música. Iniciaremos com o conceito de notação musical, ressaltando sua função e importância na interpretação musical. Os participantes descobrirão como a notação atua como um guia, orientando os músicos sobre o que tocar e como fazê-lo, além de ser uma ferramenta valiosa para cantores. Abordaremos a clave de sol, detalhando sua função na notação musical e como ela determina a altura das notas. Os participantes aprenderão a identificar as notas na clave de sol e suas posições na pauta, desenvolvendo técnicas para reconhecê-las rapidamente, um conhecimento crucial para a leitura eficaz de partituras. Além disso, exploraremos os elementos básicos de uma partitura, como pausas, compassos e diferentes figuras rítmicas. Através de explicações claras e exemplos práticos, os participantes poderão compreender como esses elementos interagem para criar a estrutura musical. O curso incluirá exercícios práticos para identificar notas e ler pequenas melodias, promovendo uma experiência interativa que combina teoria e prática. Os participantes também receberão dicas e estratégias para facilitar a leitura e memorização de partituras, tornando o aprendizado mais acessível e agradável. Ao final do minicurso, os participantes estarão aptos a ler notações musicais simples em clave de sol com confiança, estabelecendo uma base para futuros estudos musicais. Este minicurso é ideal para iniciantes que desejam dar os primeiros passos na leitura musical e se conectar com a rica linguagem da música.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Sabrina Souza Barreto

Horário/Data: 18h as 22h, 21 de outubro de 2024

Local: Sala B08


MC007 - Animais e vegetais do Bioma Caatinga

Descrição: Os estudos sobre animais e vegetais do Bioma Caatinga são esparsos ou ainda limitados a alguns centros de pesquisa e universidades nordestinas (a maioria) cujos conteúdos e/ou sua dificuldade de acesso/assimilação (material didático e método de ensino) mais reforçam o preconceito/desvalorização do bioma (pejorativo social) do que a superação desse problema historicamente construído, em detrimento da busca de estratégias ativas de ensino, a exemplo do trabalho associado de campo e laboratório, o qual pode ser desenvolvido a partir dos saberes acumulados pela comunidade. Esse minicurso tem como objetivo contribuir coma a construção de uma proposta de intervenção social para estudantes e profissionais da Educação Básica e Superior sobre animais e vegetais do Bioma Caatinga a partir das vivências trazidas para a escola- universidade. Tem como base trabalhos teóricos- práticos investigativos sobre animais e vegetais da Caatinga que atuem como indicadores ambientais, como parte de um sistema biológico que pode ser usado como referência para mudança da realidade. Envolve um levantamento de informações sobre a realidade (questões relacionadas a problemas reais) que são relevantes para o contexto do ensino e/ou sua resolução/amenização no plano social da sala de aula e/ou a partir desse espaço. As questões são estruturantes (imediatas ou mediatas) formadoras de uma espiral investigativa cuja essência deve ser direcionada para a compreensão e intervenção na realidade. Assim, conta com os seguintes momentos básicos: diagnóstico da realidade, teorização sobre um animal ou vegetal da Caatinga (selecionado), apresentação de questão geradora geral (estruturante), indicação e o levantamento de questões derivadas (no inicio, durante e após o estudo), contextualizando-as com o público participante e correlacionando-as com aquelas elaboradas pela equipe organizadora em outros trabalhos desenvolvidos, a derivação, a descrição, a organização de Núcleos de Conhecimentos Estruturantes (NCEs), a sistematização conceitual e proposição de modelo experimental. Esse trabalho possibilita que os profissionais em formação e/ou em serviço possam avaliar e a refletir sobre a própria prática/vivência (ressignificação do bioma) na sua condição para o desenvolvimento da pesquisa- ensino e da sociedade na qual estão inseridos, bem como com o desenvolvimento de ações voltadas para valorização do bioma e uso sustentável de seus recursos.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Darcy Ribeiro de Castro, Adailson dos Reis- Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Leonardo dos Santos Rocha- Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Paulo José Ferreira da Silva- Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Venâncio Ferreira dos Santos- Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Horário/Data: 14h as 17h, 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Sala B07 e Laboratório de Biologia (24/10)


MC008 - Modelagem para impressão 3D.

Descrição: Este minicurso, dividido em três dias, oferece uma imersão no mundo da modelagem 3D e impressão. Iniciaremos apresentando os fundamentos da modelagem, explorando duas ferramentas essenciais: TinkerCad e Autodesk Inventor. TinkerCad, uma plataforma online intuitiva, é ideal para iniciantes, enquanto o Autodesk Inventor proporciona recursos avançados para usuários mais experientes, permitindo a criação de modelos complexos e detalhados. No segundo dia, o foco se volta para a impressão 3D e a operação de máquinas CNC. Os participantes aprendem sobre o funcionamento das impressoras 3D e como gerar o código, necessário para a impressão utilizando o software Ultimaker Cura. Este dia é crucial para compreender a transição do design digital para a produção física, abordando aspectos técnicos e práticos da impressão. No último dia é dedicado à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Os participantes têm a oportunidade de manipular impressoras 3D FDM, como a Creality Ender 3 e a GTMAX A3V2, além de uma demonstração com a impressora de resina Creality Halot One. A oficina inclui a impressão de pequenos objetos, como chaveiros, que servem como brindes, permitindo que os alunos vejam o resultado tangível de suas criações. Ao final do minicurso, os participantes não só adquirem conhecimentos teóricos, mas também experiência prática em modelagem e impressão 3D, capacitando-os a aplicar essas habilidades em projetos futuros.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Lucas Simões Santos, Maicon Queiroz Barbosa, Paulo Henrique Martins dos Anjos

Horário/Data: 14:00-16:00 (Primeiro dia) 14:00-17:00 (Segundo e terceiro dia), 22, 23 e 24 de outubro de 2024

Local:Laboratório de Robótica e Laboratório 2 de informática (23/10)


MC009 - Sobreviventes da Seca: Notáveis Adaptações das Plantas da Caatinga

Descrição: A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando uma vasta área do Nordeste e apresentando um clima semiárido, com longos períodos de seca que desafiam a vida vegetal. As plantas da Caatinga, adaptadas a essas condições extremas, são verdadeiras sobreviventes, exibindo uma biodiversidade única e desempenhando papéis essenciais nos ecossistemas locais. Entre as principais adaptações estão folhas espessas, cutículas resistentes, parênquimas aquíferos e estômatos especializados, que ajudam a minimizar a perda de água. Contudo, a Caatinga enfrenta ameaças graves como a desertificação, o desmatamento e a perda de biodiversidade. A preservação deste bioma é vital tanto para o equilíbrio ambiental quanto para o desenvolvimento sustentável das comunidades que dependem dele. O minicurso "Sobreviventes da Seca: Notáveis Adaptações das Plantas da Caatinga" tem como objetivo proporcionar uma compreensão profunda das plantas desse bioma, destacando suas adaptações anatômicas e fisiológicas. O curso será dividido em uma parte teórica (4 horas) e uma prática no laboratório de Biologia (2 horas), abordando as adaptações morfológicas e fisiológicas das plantas, como mecanismos de resistência à seca, incluindo a redução da transpiração, o metabolismo CAM e o armazenamento de água. Também serão discutidas estratégias de reflorestamento e conservação, com foco no uso sustentável de espécies nativas e práticas de manejo voltadas para a recuperação ambiental. A parte prática será dedicada à identificação e análise dos estômatos, utilizando microscópios e amostras de folhas de espécies da Caatinga. Os participantes aprenderão a preparar lâminas usando esmalte incolor para visualização dos estômatos, aplicando diretamente os conceitos teóricos discutidos. Este minicurso busca não só ampliar o conhecimento sobre o bioma Caatinga, mas também incentivar a implementação de práticas que favoreçam sua preservação e revitalização. Terá no máximo 12 participantes, devido à limitação de microscópios no laboratório, e será voltado para estudantes do 3º e 4º ano que já viram conceitos básicos de Botânica e para profissionais interessados no tema.

Carga horária: 8 horas

Ministrante(s): Marília Mércia Lima Carvalho Carneiro

Horário/Data: 13:30h as 17:30h (dia 22) e 14h as 16h (dia 23), 22 e 23 de outubro de 2024

Local: Sala B06 e Laboratório de Biologia


MC010 - Introduzindo e desvendando a pesquisa no IFBA: Insights e experiências de alunos PIBIC e PIBIT do Campus Irecê

Descrição: A pesquisa científica é considerada como uma característica fundamental das sociedades humanas modernas, aplicada na resolução de problemas, bem como no intuito de aprimorar nosso conhecimento acerca do mundo natural. Instituições como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) desempenham um papel crucial nesse cenário, permitindo aos jovens estudantes (geralmente do ensino médio) um primeiro contato com a pesquisa científica. Este minicurso tem como objetivo democratizar o conhecimento sobre pesquisa científica e tecnológica no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Irecê. Com este intuito, abordaremos alguns conceitos básicos e, principalmente, nos voltaremos aos exemplos práticos de projetos desenvolvidos no campus. O minicurso visa despertar e incentivar o interesse pela pesquisa científica e tecnológica, especialmente junto aos alunos do IFBA, bem como trazer reflexões sobre a importância e necessidade da pesquisa para o desenvolvimento social e acadêmico. A apresentação será conduzida por dois discentes bolsistas dos programas PIBIC e PIBIT, sob a supervisão de um docente qualificado. Eles compartilharão suas experiências e conhecimentos adquiridos durante suas pesquisas, proporcionando uma visão prática e inspiradora sobre o tema. O minicurso terá uma carga horária de seis horas, sendo três horas de aula expositiva e as outras três horas de atividades práticas no laboratório de informática. As atividades serão realizadas em dois dias, e visam fornecer uma compreensão abrangente e aplicada dos temas abordados. Na parte prática do minicurso, os participantes serão orientados na criação e preenchimento de um currículo na Plataforma Lattes, do CNPq, ferramenta essencial para qualquer pesquisador atuando no Brasil. Com isso, buscamos despertar o interesse pela pesquisa científica e tecnológica, especialmente junto aos alunos do IFBA, bem como trazer reflexões sobre a importância e necessidade da pesquisa para o desenvolvimento social e acadêmico.

Carga horária: 6 horas

Ministrante(s): Thiago Raphael Felipe de Araújo, Pedro Henrique Dourado Barbosa de Souza, Discente, IFBA Irecê, Thiago de Souza Pereira, Discente, IFBA Irecê

Horário/Data: 14h as 17h, 23 e 24 de outubro de 2024

Local: Anexo C, Sala C10 (3° info B) e Laboratório 2 de informática


MC011 - Uso de fitoterápicos para controle de verminoses em animais

Descrição: Será discutido o desenvolvimento de pesquisas para bioprospecção de fitoterápicos obtidos de plantas com atividade anti-helmíntica contra verminoses, detalhando os métodos de preparo e administração, bem como o conhecimento tradicional associado a essas práticas. A identificação e documentação das plantas medicinais utilizadas tradicionalmente para o controle desses parasitas são essenciais para a preservação desse conhecimento e para o desenvolvimento de alternativas terapêuticas que sejam acessíveis, eficazes e sustentáveis.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Jairo Torres Magalhães Junior, Maurício dos Santos Conceição - UFOB

Horário/Data: 13h as 17h, 24 de outubro de 2024

Local: Sala B08

MC013 (Turno Vespertino) - Bioinsumos no contexto da Agricultura Familiar: avanços e desafios na regeneração dos Serviços Ecossistêmicos

Descrição: Propomos problematizar a produção e uso dos Bioinsumos aplicados à Agropecuária, conceituando-os, apresentando algumas possibilidades de produção e aplicação, como ofertar a possibilidade de acessar e manipular alguns deste e/ou fontes para sua confecção, acessíveis em nosso contexto Edafoclimático do Bioma Caatinga, na demonstração que para a Agricultura Familiar, este poderá ser um caminho possível para contribuição na construção de uma autonomia socioprodutiva. Convergindo com o ODS 2 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que trata sobre a temática “Fome Zero e Agricultura Sustentável” o uso dos Bioinsumos vem assumindo protagonismo, assumindo a condição de uma das bases estruturantes nos processos de Regeneração dos Serviços Ecossistêmicos, em especial de Solos, com vistas a uma produção agrícola e pecuária não degradante, inclusiva e socioeconomicamente viável. Para tanto, com recorte aqui voltado à Agricultura Familiar, compreender os avanços e desafios da produção e aplicação dos Bioinsumos técnico-conceitualmente torna-se basilar sob ótica técnico-conceitualmente responsável e eficaz.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Saulo Amorim Ramos

Horário/Data: 13h as 17h, 22 de outubro de 2024

Local: Sala B07


MC014 (Turno Noturno) - Bioinsumos no contexto da Agricultura Familiar: avanços e desafios na regeneração dos Serviços Ecossistêmicos

Descrição: Propomos problematizar a produção e uso dos Bioinsumos aplicados à Agropecuária, conceituando-os, apresentando algumas possibilidades de produção e aplicação, como ofertar a possibilidade de acessar e manipular alguns deste e/ou fontes para sua confecção, acessíveis em nosso contexto Edafoclimático do Bioma Caatinga, na demonstração que para a Agricultura Familiar, este poderá ser um caminho possível para contribuição na construção de uma autonomia socioprodutiva. Convergindo com o ODS 2 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que trata sobre a temática “Fome Zero e Agricultura Sustentável” o uso dos Bioinsumos vem assumindo protagonismo, assumindo a condição de uma das bases estruturantes nos processos de Regeneração dos Serviços Ecossistêmicos, em especial de Solos, com vistas a uma produção agrícola e pecuária não degradante, inclusiva e socioeconomicamente viável. Para tanto, com recorte aqui voltado à Agricultura Familiar, compreender os avanços e desafios da produção e aplicação dos Bioinsumos técnico-conceitualmente torna-se basilar sob ótica técnico-conceitualmente responsável e eficaz.

Carga horária: 4 horas

Ministrante(s): Saulo Amorim Ramos

Horário/Data: 18h as 22h, 23 de outubro de 2024

Local: Sala B07